segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Jogadores brasileiros são destaque no blog cinco em quadra.


A partir desta terça-feira, 28, todas as atenções do mundo do futsal estarão voltadas para a UEFA Futsal Euro, o campeonato continental de seleções mais forte do mundo. Na briga pela conquista da Europa, equipes consagradas, como Espanha, Rússia, Itália e Portugal. E também seleções que querem surpreender, como: Azerbaijão, Holanda e Eslovênia.

Dentre os principais nomes do torneio, vale destacar a presença garantida de brasileiros em cinco, das doze seleções participantes da fase final. O Blog traz um bate-papo com Cirilo e Gustavo Paradeda, da Rússia, Gabriel Lima, da Itália e Laércio Buranello, do Azerbaijão, ambos brasileiros que são protagonistas em suas equipes.       


Rússia – Uma geração em busca do título
Gustavo defendendo a Rússia. Foto: Arquivo Pessoal

Esta geração certamente é uma das melhores que a Rússia já possuiu em toda a sua história no Futsal, desde 1999, quando conquistou a Europa comandada pelo fantástico Konstantin Eremenko. Agora conduzida por brasileiros que têm o sonho de escreverem seus nomes na história do futsal russo.

O Europeu da Bélgica é importante para Cirilo, que aos 34 anos, reconhece que esta é a sua última competição continental defendendo as cores russas. “Espero um bom resultado nesse ano pra fechar com chave de ouro”, diz ao destacar que falta pouco para um grande título.

Cirilo se lembra das últimas derrotas na Copa do Mundo da Tailândia, no Europeu da Croácia e por fim no Grand Prix do Brasil, ano passado, - em que os russos perderam para a seleção brasileira - e destaca que o aprendizado com as derrotas faz com que a equipe corrija erros pontuais.

Para Gustavo Paradeda, 34, que foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2013, o que falta é um “algo a mais para coroar esta geração”, segundo suas próprias palavras. O arqueiro diz que um título individual ajuda na motivação para fazer uma boa competição. “Sabemos que chegar a mais uma final de Europeu será muito difícil, por isso estamos treinando para esse objetivo”, destaca.

A Rússia está no grupo B, ao lado de Portugal e Holanda, avaliado como o grupo mais equilibrado da competição. “O nosso grupo não terá jogo fácil”, diz Cirilo. “Temos que saber que qualquer vacilo pode ser fatal”, completa Parededa.

Cirilo pretende contar com a torcida russa empurrando a equipe em Antuérpia, diz que a Liga nacional é uma das mais difíceis do mundo e Paradeda acredita que uma geração muito boa ainda está por vir.

Veremos o que a atual geração ainda pode fazer.


Itália – A raça italiana para reconquistar a Europa
Gabriel Lima comemorando com a camisa Azzurra. Foto: Arquivo Pessoal
O maior objetivo da Azzurra é repetir o grande feito de 2003, quando conquistaram um título inédito para o futsal italiano e colocaram de vez o nome da bota no mapa da bola pesada. Para esta Euro, a jovem seleção busca voos parecidos com o de 11 anos atrás. Para Gabriel Lima, capitão da Itália, a seleção tem os seus limites, mas a capacidade de mudar o modo de jogar dentro de uma partida é o grande diferencial desta equipe.

Gabriel vai para a sua terceira competição continental. Em 2010 jogou apenas uma partida, em 2012, já jogando bastante, fez um bom torneio e ajudou a conquistar a terceira colocação. Em 2014 é o homem de confiança de Roberto Menichelli e um dos goleadores da equipe. “Estou confiante e esperançoso em fazer um ótimo torneio e quem sabe ajudar meus companheiros a chegar a uma final”, disse.

A maior pedra na bota atende pela alcunha de “La Roja”. A Espanha é a grande seleção a se bater no continente e os italianos não pensam diferente. Em 2012, a Itália foi derrotada na semifinal da Copa do Mundo e dessa derrota tiraram algumas lições que precisam ser colocadas em prática caso um novo encontro aconteça nesta Euro.

“Creio que minar a segurança que os espanhóis têm de que vencerão a partida a qualquer minuto é essencial para conseguir um resultado positivo”, diz Gabriel se lembrando de que em 2012 a Itália teve mais posse de bola, mas levou pouco perigo ao gol.

No grupo C, acompanhada de Azerbaijão e Eslovênia, duas equipes que querem surpreender, a Azzurra não pode vacilar e tem a obrigação de se classificar para a fase seguinte. É assim que pensa Gabriel, que ressalta a qualidade eslovena e a presença de brasileiros por parte da equipe azeri.

A raça italiana estará presente em cada partida. Gabriel, em suas palavras, deixa bem claro o espirito da equipe. “Teremos que enfrentar essas duas equipes como duas finais para prosseguir nosso caminho”.

Reconquistar a Europa, nem que seja na marra (ou garra) é o desejo italiano.

Azerbaijão – Eles querem surpreender
Buranello em amistoso contra Portugal. Foto: Arquivo Pessoal
A equipe mais brasileira da Europa é um aprendiz que quer fazer bonito e continuar a evolução que o seu futsal vem passando ao longo das últimas competições. Alguns pontos já podem ser vistos nesta evolução, como um estilo forte e veloz em seu jogo.

“O futsal no mundo todo evoluiu com a presença dos brasileiros e no Azerbaijão não poderia ser diferente. Com a chegada de brasileiros, o futsal evoluiu e cada ano que passa evolui mais”, é assim que pensa o goleiro Laercio Buranello, 31, que é um dos grandes nomes azeris.

O grande objetivo do Azerbaijão é surpreender nesta competição. A equipe possui um grupo de jogadores muito fortes e experientes em disputas internacionais – contando com sete atletas brasileiros em um time de 14 de jogadores.

“Acredito nos meus companheiros e trabalhamos muito para poder representar muito bem o Azerbaijão na Euro 2014”, diz Buranello e completa “o futsal do Azerbaijão já demonstrou que é capaz, já chegaram a uma semifinal do Europeu de seleções”.

Quanto às outras equipes do grupo C, Itália e Eslovênia, Buranello reconhece que o grupo é muito forte, que qualquer uma das três podem se classificar para a próxima fase e que o Azerbaijão não vai à Bélgica para ser um mero coadjuvante.


A legião brasileira quer escrever a história do futsal azeri em bom português.

Fonte: www.cincoemquadra.blogspot.com postado por Victor Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário