sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que é canelite, saiba como prevenir e tratá-la.



Você começa a correr e vem uma dor bem na região na canela, como se fosse uma fisgada. Depois de uns 15 minutos insistindo, ela misteriosamente desaparece, mas assim que você termina o treino ela volta com força total. O gelo até ameniza, mas depois de um tempo a dor começa a ficar insuportável, a ponto de você começar a correr na ponta do pé. Se você sentiu ou está sentindo alguns dos sintomas acima, cuidado: você pode estar com uma canelite.

A canelite é uma inflamação que atinge o osso da tíbia (popularmente conhecido como canela) é uma queixa frequente em corredores, principalmente iniciantes, que se empolgam com os treinamentos e começam a aumentar o volume de treino rápido. Canelite não tratada vira lesão séria e aí muita fisioterapia e zero de corrida.
Causas da canelite
A canelite pode ocorrer também em virtude da fraqueza dos músculos dos membros inferiores. Lembra-se da importância da musculação? Então, de nada adianta você ter condicionamento físico se os seus músculos não estão preparados para aquele volume de treino excessivo. A falta de alongamento dos músculos da panturrilha e o excesso de treinos no asfalto também prejudicam a região.
Concreto, asfalto, terra batida ou grama?
Para quem tem a chance de correr em outros pisos, como terra batida ou grama, aproveite. O concreto chega a ser seis vezes mais severo para os tecidos da tíbia que o asfalto. O asfalto, por sua vez, é três vezes mais severo que a terra batida. A grama é ainda mais macia e diminui significativamente o risco de inflamação na tíbia.


Como tratar e evitar a canelite?
O tratamento de fisioterapia envolve desde a escolha do tênis correto, a crioterapia (gelo), eletroterapia (controle da inflamação e cicatrização da região lesionada), exercícios de fortalecimento da musculatura posterior da perna (panturrilha) e todos os outros músculos à medida que a atleta melhore. Somente quando a lesão estiver tratada, é que o fisio libera para um trote leve de 20 minutos, com progressão de 10 a 15% semanalmente.
A prevenção envolve a escolha do tênis correto para você e até o uso de palmilhas personalizadas. O aquecimento antes do treino também é importante, assim como o aumento de volume gradual de treino e, principalmente, de velocidade. Sabe aquela história de começar a correr e já se inscrever em um monte de prova? Então, take easy que a vida é longa e devagar vc chega lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário