segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Lesões Tendíneas e Ligamentares.




Os tendões e ligamentos mostram padrões similares de alongamento na tração. A tensão inicial retifica as fibras colágenas relaxadas e orienta os feixes de colágeno de uma forma mais paralela, mas não alongar o ligamento. Se a tensão realizada em uma fibra colágena não ultrapassar o limiar de elasticidade do tendão ou ligamento, este irá irá ser alongado, mas retornará ao seu comprimento normal quando a força de tensão for cessada. No entanto, quando aplicamos uma força que ultrapassa o limiar de tensão das fibras, o alongamento resulta em uma ruptura completa do tendão ou ligamento.
Unidades mio-tendíneas individuais e ligamentos têm diferentes limiares de tensão de acordo com seu tamanho, localização anatômica e estado fisiológico. A substância de tendões normais tem uma resistência à tracção muito mais elevada e uma taxa muito mais baixa de lesão, em comparação com a junção músculo-tendão, o ventre muscular, ou a junção do osso-tendão (fratura avulsão). Na verdade, tendões normais quase nunca rompem, e quase todos os casos de ruptura do tendão aguda ocorrem em tecido que tenha sido afetado por tendinopatia degenerativa, degeneração mucóide, tendolipomatosis, ou tendinopatia calcificante (doenças degenerativas do tendão). Roturas ligamentares, no entanto, são mais frequentes e ocorrem na substância do ligamento, resultante da ruptura sequencial de feixes e fibras de colágeno. Quando o ligamento avulsiona a partir do osso (arrancamento da inserção do ligamento no osso), a lesão ocorre tipicamente entre as camadas de transição das camadas fibrocartilagem e osso mineralizado.
Envelhecimento, imobilização, injeções de corticóide, e alguns medicamentos podem enfraquecer tendões e ligamentos e predispor essas estruturas à ruptura. Idade e imobilização também podem enfraquecer ossos, portanto, o osso pode ser o elo mais fraco, e dependendo da força, pode causar uma fratura. Os glicocorticóides (medicações com cortisona) inibem a síntese de colágeno, com conseqüente redução no conteúdo de colágenonos tendões e ligamentos, com casos documentados de ruptura do tendão, após  injeções de glicocorticóides. Fluoroquinolonas (antibiótico comumente utilizado para pneumonia e infecções urinárias) podem causar tendinite e tendinose em um baixo percentual de pacientes.
Ruptura de tendão aguda requer avaliação urgente. A tração dinâmica do músculo provoca a perda de continuidade do tendão, que não pode ser restaurado sem cirurgia. Com atraso no tratamento, o músculo contrai pouco a pouco, tornando o procedimento mais extenso e o resultado menos confiável. Algumas lacerações parciais de tendão podem ser tratadas com imobilização. Algumas rupturas completas de tendão, como por exemplo, rupturas proximais do tendão do bíceps, na maioria dos adultos não causam incapacidade funcional e podem ser tratadas conservadoramente.
Uma lesão ligamentar aguda é chamada de estiramento, distensão ou entorse. A interrupção pode ser parcial ou completa. Entorses Grau I são lesões parciais com ruptura leve ou alongamento exagerado das fibras colágenas e não leva a instabilidade da articulação acometida. Entorse de grau II são lesões parciais, mais graves, e há alguma flacidez do ligamento com discreta a moderada instabilidade da articulação. Entorses grau III são rupturas ligamentares completas com instabilidade completa do ligamento em manobras de estresse. Na fase aguda, a dor e o inchaço podem não permitir uma avaliação adequada com a realização das manobras de estresse para classificação das lesões.
Como ocorre em outras estruturas, a cicatrização de tendões e ligamentos progride através de quatro fases: inflamação, proliferação, remodelação e maturação. Na fase inicial de cicatrização forma-se o hematoma, com células inflamatórias e fibroblastos para iniciar a síntese de colágeno, que pode ser detectada tão cedo, quanto 3 dias após a lesão. A segunda fase continua durante 4 a 6 semanas, e inclui a proliferação celular e da matriz tecidual. Esta fase funciona como fase de transição para as fases de remodelação e maturação, que são caracterizados por uma redução na massa de tecido fibroso relativamente desorganizada, uma reorganização de colágeno ao longo das linhas de carregamento à tração, um aumento na ligação cruzada entre as fibras de colágeno, e um aumento na resistência à tracção do tendão ou ligamento ao longo das primeiras 4 a 6 semanas. O processo de cicatrização de uma ruptura completa ligamentar continua durante um ano ou mais.
A cura das lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) e outros ligamentos intra-articulares é geralmente pobre, porque o suprimento de sangue é limitado e o líquido sinovial interfere com a formação de hematoma e desenvolvimento de um coágulo de fibrina . Ocasionalmente, a LCA vai cicatriz no ligamento cruzado posterior, proporcionando certa estabilidade mínima, no entanto, nem o reparo nem o tratamento conservador provovem uma cicatrização bem-sucedida do LCA.

Fonte:http://tirico.com.br/lesoes-tendineas-e-ligamentares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário