sábado, 9 de agosto de 2014

Análise da fase pré-eliminar da UEFA Futsal Coup pelo treinador Rui Guimaraes.



Disputa-se de 26 a 31 de Agosto a Fase "Pre-eliminar" da Uefa Futsal Cup.
Nesta fase da competiçao apura-se somente o primeiro classificado de cada grupo para a "Fase principal" da Uefa Futsal Cup, que será disputada de 30 de Setembro a 5 de Outubro.
Passo a fazer uma pequena análise do que perspectivo para esta fase da prova: 

 GRUPO "A"
Hovocubo Holanda
Eden Futsal Irlanda
Instanbul University Turquia
Wrexham Futsal Club País de Gales

Este será sem duvidas um dos grupos com mais qualidade desta fase da prova.
Apesar de se prever bastante equilibrio acredito que o Hovocubo (Holanda) e Instanbul University (Turquia) sao os principais candidatos a apurarem-se para a próxima fase. O Hovocubo sagrou-se venceu o ultima campeonato num pais que tem evoluido na modalidade, a Holanda, enquanto que o Instanbul University apresenta uma equipa jovem, mas já com alguma experiencia internacional, sendo que esta equipa é a base da Selecçao da Turquia, que disputou o último Europeu de Futsal. Apesar do equilibrio previsto o Hovocubo deverá vencer o seu grupo.
O Eden Futsal (Irlanda) com a sua "legiao" de Brasileiros venceu mais um campeonato no seu pais e parte como  uma equipa que poderá surpreender os favoritos, enquanto que o Wrexham Futsal Club (Pais de Gales) será claramente a formaçao mais limitada deste grupo e qualquer ponto que conquiste será uma enorme surpresa.

 GRUPO "B"
Baku United Inglaterra
MNK Centar Sarajevo Bósnia Herzegovina
Malmo City FC Suécia
Gibraltar Scorpions FC Gibraltar

Neste grupo "B" o grande favorito é claramente o Baku United (Inglaterra), que depois de conquistar mais um campeonato reforçou o seu plantel com muita qualidade e seguramente terao uma grande ambiçao nesta prova.
A única duvida será qual o segundo classificado, sendo apesar do conhecimento das restantes equipas ser muito reduzido acredito que o MNK Centar Sarajevo apresentará uma equipa um pouco mais experiente e esse poderá ser um factor determinante. Nesta luta do segundo lugar acredito que a formaçao que poderá mais "dar luta" à equipa da Bósnia será o Malmo City (Suécia), que conta no seu plantel com a base da Selecçao do seu pais, que no ultimo ano disputou vários jogos internacionais.
Já o Gibraltar Scorpions FC (Gibraltar) vai disputar a competiçao pela primeira vez e parte claramente como a equipa menos experiente do grupo e muito dificilmente aspirará a marcar presença na próxima fase da prova.
Este será mais um grupo em que existe uma equipa com um grande favoritismo e com a luta pelo segundo lugar a ser disputado pelas restantes formaçoes.

 GRUPO "C"
FS Ilves Tampere Finlandia
Record Bielsko-Byala Polónia
Perth Saltires Escócia
FK Lokomotyvas Radviliskis Lituania
O Record Bielsko-Byala (Polónia) apresenta uma equipa de qualidade e com muita experiencia e seguramente será o vencedor do grupo.
A luta pelo segundo lugar será muito equilibrada, pois é extremamente dificil prever qual das restantes equipas partirá com vantagem. O Ilves Tampere (Finlandia), Perth Saltires (Escócia) e FK Lokomotyvas Radviliskis (Lituania) sao equipas que disputam campeonatos com pouca visibilidade e qualquer destas equipas que se apure na próxima fase muito dificilmente irá conquistar algum ponto.

 GRUPO "D"
Apoel FC Chipre
NAFI Stuttgart Alemanha
FC Anzhi Tallin Estónia
KF Flamurtari Vlore Albania

Mais um grupo com um claro favorito, neste caso o Apoel FC (Chipre) que depois de vencer o ultimo campeonato do seu pais vai disputar a prova pela primeira vez, mas contam com um plantel de qualidade e que seguramente vencerá o seu grupo e se qualificará para a próxima fase desta Uefa Cup.
A luta pelo segundo lugar será entre o FC Anzhi Tallin (Estónia) e KF Flamurtari (Albania), sendo que acredito que a formaçao Albanesa partirá com alguma vantagem e terá mais possibilidades de qualificaçao.
O campeao Alemao, NAFI Stuttgart, irá participar na competiçao com o claro objectivo de os seus atletas ganharem experiencia internacional e qualquer ponto obtido será motivo de satisfaçao.

 GRUPO "E"
FC Stalitsa Minsk Bielorússia
FC Encamp Andorra
FSC Schwaz Austria
FC Talgrig Yerevan Arménia

Este será um grupo interessante de seguir, nao pela qualidade das equipas envolvidas, mas pelo equilibrio que se preve.
Acredito que o FC Stalitsa Minsk (Bielorússia) tem uma plantel mais experiente e assume-se como o principal candidato a vencer este grupo, sendo que as restantes tres equipas sao de um nível claramente mais baixo.
FC Encamp (Andorra), FSC Schwaz (Austria) e FC Talgrig Yerevan (Arménia) sao equipas que disputam campeonato menos competitivos e irao disputar entre elas o segundo lugar. O desconhecimento das equipas dificulta que possa atribuir algum favorito, mas a maior experiencia nesta competiçao do FC Encamp (Andorra) poderá ser uma vantagem e dar-lhes um ligeiro favoritismo nessa luta.

GRUPO "F"
MNK Alumnus Zagreb Croacia
Kobenhavn Futsal Dinamarca
Balzan FC Malta

Este será o primeiro grupo de 3 equipas e o MNK Alumnus Zagreb (Crócia) parte com um clarissimo favoritismo e será uma enorme surpresa se nao somar 6 pontos, ou seja, 2 vitórias.
Depois será interessante de seguir a luta pelo segundo lugar entre o Kobenhavn Futsal (Dinamarca) e Balzan FC (Malta), sendo que acredito que o jogo entre estas duas equipas será marcado por um grande equilibrio e pequenos detalhes irao ditar o vencedor.

 GRUPO "G"
KMF Zelezarec Skopje Macedonia
Asa Ben Gurion Israel
FC Agama Podgorica Montenegro

Este vai ser o unico grupo desta fase em que nao poderemos dizer quem será o grande favorito.
Teremos tres equipas sem historial e que disputam campeonato pouco competitivos e com pouca visibilidade, mas acredito que o Asa Ben Gurion (Israel) e KMF Zelezarec Skopje (Macedonia) partem com um ligeiro favoritismo, mas o FC Agama Podgorica (Montenegro) poderá surpreender qualquer uma das outras selecçoes.

 GRUPO "H"
FC Grand Pro Varna Bulgária
Uni Futsal Bulle Suiça
FC Progress Chisinau Moldávia

Aqui teremos o grupo com mais portugueses em acçao, sendo que o Uni Futsal Bulle (Suiça) conta no seu plantel com vários portugueses e apesar deste clube disputar esta prova pela primeira vez acredito que seja o principal favorito a vencer este grupo. O principal adversário do Uni Futsal Bulle será o FC Grand Pro Varna (Bulgária), que já disputa esta competiçao à vários anos.
Já o FC Progress Chisinau (Moldávia) apresenta-se como a equipa teoricamente mais limitada do grupo, mas poderao surpreender os seus adversários e intrometer-se na luta pelo segundo lugar.

Ler mais: http://www.rui-guimaraes-futsalcoach.com/news/analise-da-fase-pre-eliminar-da-uefa-futsal-cup-2014-15/

Nenhum comentário:

Postar um comentário