domingo, 20 de novembro de 2016

Fisioterapia Desportiva – Lesões no esporte, reabilitação esportiva e prevenção.


Todo atleta que treina frequentemente e de forma intensa está suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma preparação correta. Assim, a Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção ao atleta amador e profissional.
As lesões do esporte
A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas é, infelizmente, um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores. A lesão pode vir acompanhada de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar treinando.
As lesões mais comuns na prática esportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.
A Fisioterapia Desportiva
A Fisioterapia Esportiva atua nos praticantes de esportes, principalmente atletas, e é elaborada de forma a atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte.
O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos da reabilitação:
Eliminar a dor
Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada
Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação.
Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão.
Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos.
Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas.
Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.
O retorno à atividade esportiva será gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para o exercício, não apresentando sintomas durante a reabilitação.


Prevenção de lesões em atletas
É muito discutido atualmente a prevenção das lesões nos atletas. Inúmeros são os investimentos nessa área, principalmente nos clubes de futebol. O trabalho preventivo de lesões vai desde a correção de exercícios de alongamento e flexibilidade, até exercícios de fortalecimento e preparo muscular.
Além disso, sabe-se que a causa de muitas lesões é o descaso com a prática e um treinamento exagerado. Para isso, deve-se controlar a intensidade dos treinamentos, realizando incrementos progressivos; os calçados devem ser adequados, compatíveis com a modalidade esportiva; é importantíssimo se atentar à dieta, que deve ser equilibrada e estar atento à hidratação antes, durante e após os treinamentos, com a reposição correta e balanceada dos eletrólitos, que são perdidos com a transpiração exagerada.
Mesmo com pequenas lesões, deve haver intervenção precoce, pois não se pode esquecer que lesões aparentemente sem importância, quando não tratadas, podem transformar-se em lesões graves, incompatíveis com a carreira esportiva.
Técnicas fisioterapêuticas na reabilitação esportiva
Dependendo do tipo e local da lesão e as necessidades do paciente devido sua modalidade esportiva, a fisioterapia dispõe de alguns recursos para seu tratamento. Dentre os recursos estão a cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, estabilização segmentar, bandagem funcional e controle progressivo do retorno à prática esportiva com musculação e Pilates.









Fonte: http://fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/fisioterapia-desportiva-lesoes-esporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário