segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lesões, tratamento e prevenção na musculatura da "virilha".


Lesões na virilha é uma lesão atletica comum tanto em esportes de contato quanto esportes sem contato. Ela pode ocorrer por trauma direto em esportes como hóquei no gelo, basquetebol, futebol, rugby, e em esportes de não-contato como a ginástica. Estas lesões devem ser levadas a sério porque, uma vez que um atleta lesiona sua virilha, eles possuem duas vezes mais probabilidades de terem recindivas que outros jogadores.
Anatomicamente sua virilha é a área onde sua coxa conecta com sua pélvis (região inferior do abdome), essencialmente o vinco ou dobra entre essas duas áreas. Na realidade, as lesões na virilha envolvem uma área muito maior do que apenas estas. Uma lesão na virilha pode abranger uma área que se estende do seu abdômen, a pélvis, do seu quadril e coxa até seu joelho.
Uma vez que uma lesão na virilha pode cobrir uma região anatômica grande e pode envolver músculos, tendões, ligamentos, articulações, tecido conjuntivo (fáscia), neurológicos, e estruturas do aparelho circulatório e os órgãos internos ainda no abdômen inferior. Vamos limitar nosso foco para as causas músculo-esqueléticas, com exceção de uma rápida revisão sobre algumas condições que devem ser descartadas.
De todas as lesões de tecidos moles, as lesões na virilha sofridas por atletas são potencialmente uma das mais debilitantes e frustrante, especialmente em termos de tempo perdido de competição e o retorno da aptidão competitiva completa. A co-existência de múltiplas patologias é a explicação mais plausível para essa dificuldade. É comum aos atletas ficarem procurando diferentes opiniões médicas para a sua dor na virilha, e receber sugestões médicas variadas a respeito de onde o problema se origina.
Diagnóstico Diferencial das Lesões Virilha
Um diagnóstico diferencial refere-se ao processo de determinação da probabilidade de uma condição sobre a outra. É o processo de certificar-se na verdade se estamos lidando com uma condição músculo-esquelética e não algo mais grave (patológico).
Felizmente a maioria das lesões na virilha são lesões músculo-esqueléticas (problemas mecânicos) que respondem bem à terapia manual e exercícios. No entanto, ainda é importante avaliar outras causas de dor na virilha (causas patológicas) ao invés de assumir que o problema é apenas uma distensão muscular simples.
Tipo de lesão
 É importante lembrar que os problemas na virilha, muitas vezes têm possivelmente mais do que uma patologia  existente. Lesões na virilha são notórias por  ‘patologias co-existentes “. As “três grandes” quando se considera a dor na virilha em curso crônico são tendinopatia dos adutores, osteíte púbica e hérnia inguinal (desportista). Não é incomum ver dois ou mesmo todas as três  condições co-existentes, ao mesmo tempo. No entanto, ainda existe uma miríade de outras condições patológicas que afetam a região da virilha.
Está além do escopo deste artigo discutir todos os sinais e sintomas e todos estes diferenciais. Isso por si só leva até capítulos inteiros em livros de medicina esportiva, e se bem feito deve levar até livros inteiros. No entanto, considerando que o tema desta série é sobre as lesões musculares, este artigo irá limitar seu foco aos rompimentos / distensões dos músculos adutores. Outras patologias serão mencionadas no contexto das tensões musculares dos adutores.
Anatomia
A anatomia da região da virilha é complexa e envolve várias estruturas. Muitas destas estruturas partilham uma relação proximal estrutural e biomecânica. Como resultado, dor na virilha é muitas vezes multi-factorial.
O grupo dos músculos adutor consiste no adutor longo / curto / magnus, pectíneo e grácil. Destes, o adutor longo é o mais superficial e mais fácil de palpar. Juntamente com o grácil, também é o mais facilmente lesionado.
Uma característica interessante na origem do adutor longo é que ele tem fibras que surgem a partir do osso púbico bilateralmente e acima e abaixo da sínfise púbica. Esta pode ser uma possível explicação da natureza migratória e, por vezes bilateral dos sintomas com patologias adutor longo.
Em relação à região da virilha, é preciso compreender que no espaço de uma mão, existem uma série de importantes estruturas anatômicas que podem se apresentar como uma entidade patológica. Acima do ramo púbico (dor na virilha suprapúbica), temos o canal inguinal. É em torno do canal inguinal, onde hérnias inguinais se desenvolvem. Outras formas mais raras de hérnias são hérnias umbilicais e hérnias de Sprengel. Em torno desta área, também temos as inserções abdominais (reto é de primordial importância). Profundamente, na área suprapúbica também temos o músculo psoas e nervos segmentares, tais como a ilioinguinal e nervo ílio-hipogástrico.
Abaixo do ramo púbico (dor na virilha infrapubica) temos todos os adutores e os seus respectivos tendões. A outra estrutura dominante é o nervo obturador, que recebeu um grau de interesse recente, especialmente dos médicos no Parque Olímpico Sports Medicine Center em Melbourne, Austrália.
Mecanismos de lesão
Músculos adutores são mais comumente tensos em esportes que envolvem torção, rotações, chutes. Estas lesões ocorrem em menor grau  nas  corridas em linha reta, a aceleração parece ser o mecanismo dominante de lesão nesse tipo de execução. O mesmo ocorre com as lesões por limitação, lesões no músculo adutor que surgem devido a uma contração excessivamente forte ou alongamento
excessivo.
Alguns autores sugerem que um músculo deve ter um aumento do tônus antes que ocorra um rompimento. Esse raciocínio sustenta que um aumento no tônos devido a algum tipo de input aferente alterado traz um músculo saudável normalmente mais perto de seu ponto de ruptura à tração. Qualquer estiramento excessivo ou uma contração pode, eventualmente, fazer um músculo romper. Esse raciocínio ganha algum peso  quando se considera como muitas vezes uma patologia pré-existente, como osteíte púbica ou uma hérnia inguinal é logo seguida por uma lesão músculo adutor ou vice-versa.
Outra consideração interessante é a neurologia do ilioinguinal. É certo sugerir que a irritação do nervo ilioinguinal (que inerva o componente motor do transverso abdominal e os músculos abdominais inferiores, e componente sensorial da região da virilha) pode de fato ser um precursor para as síndromes na virilha (tendinopatia dos adutores / osteíte púbica / hérnia inguinal). Sprints repetitivos, giros e chutes podem sobrecarregar excessivamente e alongar os músculos psoas e abdominais.Isto pode gerar um problema na interface com o ilioinguinal de modo que a irritação do nervo se desenvolve e, como consequência de causa e efeito, a virilha torna-se irritada eo controle muscular  pobre o que conduz ao enfraquecimento da parede abdominal, fraca estabilidade da sínfise púbica e alteração na sinergia adutor-abdominal durante o movimento. Como resultado, o colapso da área da virilha se segue. Este pode então ser uma explicação plausível sobre o porquê patologias muitas vezes co-existem com dor na virilha em curso.
Apresentação e diagnóstico
História
Um atleta  com rompimento nos adutores geralmente  lembra do episódio definitivo que levou à lesão, que pode ser causado por uma corrida, uma rotação, um pisar ou chutar. Geralmente a dor imediata é sentida no anexo adutor ou dois a três centímetros abaixo do anexo. O atleta irá demonstrar um certo grau de dificuldade funcional, seja a incapacidade de sprint ou de realizar um pontapé, e mesmo o ato de ficar em  pé ele pode ter dificultade.
Muitas vezes o episódio é precedido por dor abdominal ou na virilha, nas semanas que antecederam a lesão. Por exemplo, uma fraqueza da parede abdominal posterior pode causar dor inicial na parede abdominal inferior e / ou referida na virilha. Como mencionado acima, devido a possíveis vias a dor abdominal pode então fazer com que o espasmo e o tônus aumente no grupo adutor, levando a um rompimento/ distensão subsequente.
O teste de resistência
A melhor maneira de testar a força e inibição dos músculos adutores é através do teste do “Squeeze adutor”. Isto é feito com o paciente deitado sobre a mesa com as pernas estendidas. O examinador coloca dois punhos cerrados em conjunto entre os joelhos do paciente e, em seguida, o paciente aperta os joelhos contra os punhos do examinador. Com lesões agudas, é aconselhável que o paciente seja instruído para realizar lentamente a pressão até que a pressão máxima seja alcançada. Dor e inibição são então avaliados subjectivamente. O mesmo teste é então feito com os pés em cima da mesa e os joelhos dobrados a 45 graus. A terceira posição e última os pés ficam fora do banco com quadris em 90 graus. É necessário testar todas as três posições, como rompimentos agudos pode realmente estar livre de dor numa destas posições de teste.
O objetivo destes testes é qualificar a dor e inibição em todas as posições do teste e para ganhar alguns  pontos para re-avaliação no futuro próximo.
Articulações associadas
O quadril, coluna lombar e articulação sacroilíaca  estão relacionados através da cadeia cinemática com a região da virilha.
Articulação do quadril
Avaliar a rotação interna da articulação do quadril possui sua importância.
A diminuição na rotação interna é um achado comum em atletas com osteíte púbica, hérnias inguinais e patologias da coluna lombar. Falta de rotação interna pode levar a um aumento compensatório na abdução do quadril que se intensifica ao realizar alguns movimentos. Isto pode então conduzir a uma força excessiva que é colocada nos músculos adutores podendo resultar em lesão.
Coluna lombar
A mecânica da coluna lombar pode ter um papel complexo e importante no desenvolvimento dos problemas musculo-adutor-musculo. A falta de extensão lombar intersegmentar levará a um aumento compensatório na extensão do quadril, rotação externa e rotação pélvica durante a fase de apoio terminal de marcha. Isso pode levar a um esforço extra sendo direcionado para os flexores do quadril e adutores, enquanto um atleta corre e chuta. Isso, combinado com um pobre controle nos abdominais, a cintura pélvica pode levar a uma transferência de força pobre para coxa, do outro lado da pelve e no tronco. Rotação da coluna lombar também está implicada na cadeia cinemática pato-mecânica da região da articulação do quadril e adutor. A falta de rotação lombar baixa pode levar a um aumento obrigatório na rotação da articulação do quadril, enquanto um atleta muda de direção em seu movimento. Isso, combinado com uma articulação do quadril relativamente restrita pode, então, predispor a região da virilha ao acúmulo de força excessiva e posterior ruptura.
É interessante notar que muitas vezes os atletas queixam-se de uma coluna que se apresenta tensa e com restrições de movimento na lombar (geralmente unilateral e, geralmente, do lado esquerdo), nos dias que antecedem a um rompimento no músculo adutor. Isto é puramente um achado clínico observado e não tem respaldo. Pode-se racionalizar e dizer que um encurtamento e restrição na parte inferior da coluna lombar pode então provocar um aumento relativo no movimento da articulação do quadril, que coloca mais força nos músculos adutores despreparados. Também é interessante notar que a clínica sugere que a maior parte disto ocorre no lado esquerdo. O padrão mais comum na região pélvica é ter um TFL tensor fáscia lata hipertônico a direita e um psoas, glúteo e grácil esquerdo hipertônico. Isto não quer dizer que a maioria dos rompimentos de adutores ocorrem do lado esquerdo. No entanto, na experiência clínica, o equilíbrio não é, certamente 50-50 esquerda e direita. Rompimentos do lado esquerdo parecem predominar. No entanto é preciso reconhecer que este é provavelmente muito dependente do esporte envolvido.
Articulação sacroilíaca
Pelas mesmas razões acima mencionadas, uma articulação sacro ilíaca restrita pode causar um aumento compensatório no movimento necessário na região da articulação do quadril e adutor. Expoentes da escola de osteopatia destacam quantas vezes um encurtamento e restrição de movimento na articulação sacro ilíaca (medida subjetivamente no teste Squish) precederá um rompimento no músculo adutor do lado oposto. Isto é, um Squish restrito a direita pode ser associado e preceder um rompimento do lado esquerdo adutor. Mais uma vez, a complexa interação de todas as articulações que compõem a cadeia cinemática deve ser abordada.
Controle abdominal
O controle correto do movimento na coluna lombar e na pélvis é um componente essencial no fornecimento de uma base sólida a partir da qual os músculos da coxa podem funcionar. A correta ativação e padronização dos músculos estabilizadores profundos e os músculos do “CORE” irá em sinergia com os músculos superficiais  reduzir o estresse sobre a coluna vertebral e minimizar a transferência indesejada de estresse para os músculos da coxa.
É interessante notar que o Comitê Médico do Futebol Australiano está atualmente  realizando um grande estudo de coorte sobre o papel que o Transverso Abdominal (TRA) tem no desenvolvimento do osteíte púbica. A razão é que uma pobre função biomecânica do TrA conduz a um pobre controle da sínfise púbica durante o movimento e, assim, a sínfise está sujeita a mais força de cisalhamento e desagregação subsequente. O papel que isso tem sobre o desenvolvimento de rompimentos na  virilha é mais difícil de deduzir.
Tratamento
Fase aguda
A fase de 72-horas após uma lesão é caracterizada por edema e dor. Durante esta fase, usar gelo para reduzir a inflamação (massagem de gelo) e, se necessário medicação anti-inflamatória. Evitar o uso de tais medicamentos após as primeiras 72 horas, uma vez que pode ter um efeito negativo sobre a regeneração do tecido. Mesmo nesta fase inicial, é importante ter algum movimento na área afetada, a fim de acelerar o processo de cicatrização.
Durante esta fase é recomendo que você descanse o máximo possível. É também recomendo que você use faixa de compressão, que ajudará a evitar mais prejuízos. Elevar a perna ferida enquanto faz a massagem com gelo a cada 2 a 3 horas é também essencial (gelo apenas 7 a 9 minutos de cada vez).
Terapia Manual
A terapia manual deve ser implementada o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo  o lesionado espera para a terapia começar, maior o tempo de recuperação pode ser. O período de tempo que você não será capaz de realizar suas atividades habituais dependerá da causa da lesão e o grau da lesão.
A primeira coisa que os profissionais devem fazer no tratamento de uma lesão na virilha é realizar uma análise biomecânica. Nesse processo, eles avaliam a marcha do paciente e alteração na suas formas. Ele devem avaliar o movimento para confirmar se há alguma restrição. O avaliador vai sentir uma alteração na consistência do tecido normal, ele  o sentirá em forma de corda, rígida, e não haverá uma falta de deslizamento entre o tecido e as estruturas adjacentes. Uma vez que a área que necessita de tratamento tenha sido identificada, a terapia manual pode começar. Existem várias formas de terapia que podem conseguir bons resultados no tratamento de aderências miofasciais.
 Exercício é essencial
O exercício é essencial no tratamento de uma lesão na virilha para uma recuperação completa e para evitar quaisquer recorrências. Sendo muito importante flexibilidade, fortalecimento e treino de equilíbrio para uma recuperação completa. Sem estes três elementos essenciais, os tecidos lesados não remodelam corretamente e o atleta somente vai estar se preparando para uma série de lesões na virilha.
Exercícios de flexibilidade
Durante as primeiras 48 horas a seis semanas após uma lesão, o colágeno é formado e previsto para reparar a área lesionada. Se o atleta lesionado está executando os exercícios corretos de alongamento, a maioria do colagénio será fixado no mesmo sentido que o tecido a ser reparado, fazendo com que o tecido seja reparado mais forte e mais capaz de executar a sua função. Se o indivíduo não realiza o alongamento, o tecido vai ser fixado em padrões mais aleatórios, conduzindo ao desenvolvimento de um tecido mais fraco que é facilmente re-feridos.
Alongamento da virilha (Performance Core)
Lateral Lunge Moving – Alongamento dinâmico (Performance Core)
Exercícios de fortalecimento
A remodelação do tecido pode durar até 12 meses após uma lesão. Durante esta fase, as fibras do colágeno aumenta de tamanho, de força e de diâmetro. A remodelação do colágeno é necessária para resistir às tensões que são colocados em cima dele. Em outras palavras, a remodelação do tecido é dependente das forças que são aplicadas ao tecido. Se a pessoa lesada está realizando exercícios de fortalecimento adequados, o colágeno vai remodelar e resistir às pressões que lhe são colocadas. Com o exercício, esta remodelação irá conduzir a uma recuperação completa do tecido lesionado, juntamente com uma probabilidade menor de uma nova lesão. Sem força de formação adequado, a possibilidade de re-ferimento é muito elevada, não importa qual a terapia do paciente recebeu.
Sempre que ocorre uma lesão na virilha, a lesão geralmente não é restrita apenas aos ligamentos, tendões, fibras musculares e fibras fasciais. Muitas vezes, as estruturas neurológicas incorporados dentro destas estruturas de tecidos moles também estão danificadas. Estas estruturas neurológicas (órgãos tendinosos de Golgi, fusos musculares e receptores comuns) desempenham um papel essencial no controle posicional. Qualquer dano para estas estruturas podem ter o efeito de estabilidade diminuida, o que pode levar a problemas.
Felizmente, este dano pode ser reparado com protocolos de exercícios que envolvem equilíbrio e propriocepção.
Retorno às atividades
Para retornar as suas atividades normais e esportes (hóquei, futebol, etc), você deve ser capaz de realizar todos os movimentos exigidos por esse esporte ou atividade sem dor significativa.
O tempo necessário para retornar a um desporto irá variar dependendo dos movimentos necessários. Corredores de longa distância só são obrigados a se mover em linhas retas relativamente comparado com o jogador de hóquei que exige mudanças constantes na direção de força durante um jogo normal. O retorno precoce para uma determinada atividade pode ser determinante no sentido de um atleta ter uma série de novas lesões.
Fonte: http://www.alvaroalaorpilates.com/lesoes-na-virilha/

Um comentário:

  1. gostei muito das dicas, mas ainda tenho duvidas, jogando futebol senti dores na virilha, fiquei de molho fiz gelo, e tomei anti-inflamatório, agora não tenho mais dor no caminhar e nem no correr, sinto dores quando contraio a musculatura ou faço algum movimento que force muito, gostaria de saber se na fase que estou ja devo começar alongar, e fazer alguns exercícios que não sinta dor, pra fortalecer o muculo adutor? ou devo esperar não sentir dor nem uma pra poder ir pra esta etapa? ja faz um mês que aconteceu isso, acredito que seja no máximo grau 2 pois não teve hematomas,

    ResponderExcluir