quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lombalgia, a famosa dor nas costas.Você sabe como se cuidar?




Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é um conjunto de sintomas que agride a região lombar.
As lombalgias podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.
Esta é uma das principais causas de incapacidade funcional e de morbidade, sendo somente menos frequente que a cefaleia.
Possivelmente todas as pessoas virão a sofrer com este transtorno um dia, podendo acometer tanto homens quanto mulheres de ambos os sexos.
Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor.
No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa.
Para identificar a origem da dor o médico pode se valer de alguns exames como tomografia, o raio-x e a ressonância magnética.
Estes exames de imagem ajudam a determinar a posição da lesão e também o tamanho da mesma. Após determinada a causa do problema e a sua localização o tratamento adequado como a fisioterapia deve ser iniciado.
Causas
Dentre as possíveis causas de lombalgia podem-se citar o excesso de peso, movimentos bruscos, de origem inflamatórias, nervosas, reumáticas e quando não é possível definir a causa pode-se denominá-la dor lombar inespecífica. A flacidez muscular e a falta de condicionamento físico também podem gerar dores fortes e transitórias.
Sintomas
Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores na região lombar, queimações, Contratura e tensão muscular aumentada na região afetada,
crises com “travamentos” a até Incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo, sendo necessário buscar novas posições para ficar sentado, dormir ou caminhar.
Esta “dor nas costas” caracterizada como discreta no começo, com aumento progressivo de intensidade, acomete principalmente a área acima das nádegas, próxima à cintura.
Devido à dor, normalmente ocorre contratura muscular na região.
As crises podem durar alguns dias, sumir e então reaparecer.
Estas também podem ser do tipo constante que somente aumentam em intensidade em certos períodos.
Prevenção
Os prejuízos à postura e a ocorrência de lombalgia são completamente evitáveis; por isso, atente para as informações e recomendações a seguir, assim poderá praticar suas atividades de forma segura e não deixando de visar a sua saúde.
Simples medidas podem ajudar a evitar casos de lombalgia:
Caso a pessoa passe muito tempo de frente para o computador, por exemplo, o ideal é manter o monitor no nível dos olhos e os pés apoiados no chão.
Para levantar algum objeto do solo flexione os membros inferiores de forma a manter a coluna ereta no momento de elevação.
Ao carregar mochilas muito pesadas mantenha o tronco sempre reto e distribua o peso nos dois ombros. Quando for levantar da cama, primeiro se mova para o lado e depois coloque as duas pernas para fora.
Cuide bem da sua saúde e mantenha uma dieta equilibrada, já que a obesidade é um fator que contribui com lombalgias.
Sedentarismo é outro motivo desencadeante, portanto, coloque o seu corpo para funcionar e pratique atividades físicas, nem que seja uma simples caminhada.
Durante viagem longas evite ficar muito tempo sentado.
Evite também movimentos repetitivos e fazer força na região lombar.
Diante de qualquer sinal que seu corpo possa estar lhe enviando não hesite em procurar por ajuda.
Quando antes diagnosticada a doença mais efetivo será o tratamento.
Tratamento fisioterapêutico
A fisioterapia é indicada para o tratamento da lombalgia quando a “dor no fundo das costas” é persistente ou muito incômoda.
Neste caso, o indivíduo deverá realizar o tratamento fisioterapêutico diariamente até a completa remissão dos sintomas.
Nas sessões de fisioterapia alongamentos, fortalecimento muscular, manipulação da articulação sacro-ilíaca pelo menos 1 vez por semana, fazem parte do tratamento, além de alguns aparelhos que deverão ser utilizados para aliviar a dor e diminui a inflamação, mas isto não isenta a necessidade da toma de medicamentos anti-inflamatórios nos primeiros 7 dias.
Ensinar o indivíduo a ter boa postura durante todo o dia e toda a noite, também é uma parte muito importante no tratamento da lombalgia.
Uma ótima técnica para conseguir tal efeito é a reeducação postural global.
Durante o tratamento fisioterapêutico aconselha-se evitar os esforços e não realizar atividades físicas para evitar a dor nas costas e a sobrecarga nas articulações.
Dor nas costas é algo que incomoda muito e que deixa diversos movimentos restritos.
O tratamento pode ser simples e rápido, portanto, não deixe de procurar por ajuda.
Sua qualidade de vida pode ser bem melhor.
Fonte:http://www.novafisio.com.br/lombalgia-a-famosa-dor-nas-costas-voce-sabe-como-se-cuidar/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário