quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Propriocepção, essencial na prevenção de lesões e na recuperação final dos pacientes.


Propriocepção é a sensibilidade de cada parte do próprio corpo (ossos, articulações, músculos e
tendões). A propriocepção pode ser também conhecida por cinestesia que é a capacidade de orientação espacial do corpo.
Exercícios de propriocepção trabalham a consciência corporal, sendo por isso muito importante no envio de informações ao cérebro sobre o posicionamento corporal para execução e controle de movimentos. 
Propriocepção consciente: 
A propriocepção consciente é obtida através de receptores sensoriais, chamados proprioceptores, que são classificados de forma diferente, permitindo por exemplo que mesmo sem enxergar o indivíduo tenha percepção do seu corpo conseguindo responder a estímulos, tais como, se mexer e conhecer a sua posição corporal.
Propriocepção inconsciente:
Já os impulsos nervosos proprioceptivos inconsciente, são atividades executadas pelo sistema nervoso central na regulação das atividades musculares normais através de reflexos. Como por exemplo, as contrações do coração.
Exercícios de propriocepção:
Alguns exercícios de propriocepção podem ser:
Exercícios de equilíbrio (com ou sem ajuda de aparelhos), podendo haver progressão de dificuldade e/ou na intensidade conforme a capacidade de suportar do indivíduo.
Resistência Manual, é outro tipo de exercício também indicado, adaptando a intensidade de resistência até o nível onde não sinta dor.
Exercício de amplitude são movimentos de alongamento da musculatura até onde  tolerado, sem sentir dor.
Indicação de exercícios de propriocepção:
A indicação de exercícios de propriocepção que deve ser orientado por um professor de educação física especializado, um ortopedista ou um fisioterapeuta, pode ser:
Em casos de amputação onde é necessário aprender a identificar o membro perdido;
Na prevenção de lesões em atletas durante os esforço;
Durante e após a recuperação de uma lesão prevenindo assim compensações que acabam por originar desgastes em outros tendões ou músculos.
Quando se trata de atletas lesionados, o objetivo final do tratamento é o retorno do atleta para a prática do seu esporte sem nenhum prejuízo motor que o impeça de algum movimento ou limite a sua capacidade.
Fisioterapia para propriocepção:
O indivíduo deverá procurar um tratamento de fisioterapia de propriocepção quando ocorre uma lesão na articulação e/ou nos ligamentos, onde os receptores proprioceptivos ficam danificados, apresentando então prejuízo na informação que é passada ao cérebro e aumentando a probabilidade de riscos, pois a pessoa diminui a sua coordenação motora.
Não podemos esquecer que é muito importante a propriocepção na recuperação final do tratamento, pois é preciso ensinar  novamente os movimentos das articulações ao nosso Sistema Nervoso Central. Algumas pessoas esquecem da propriocepção, retornando  a atividade e acabam se lesionando novamente. Por isso não podemos esquecer da propriocepção.
Alguns vídeos de propriocepção:

Membros Inferiores





Membros Superiores


Nenhum comentário:

Postar um comentário