segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Artigo: Esporte e educação dos filhos caminham juntos

Por Kátia Priscila

Nos dias de hoje podemos garantir que o esporte é uma das melhores ferramentas que os pais podem utilizar para educar bem seus filhos.

O esporte possui atributos que nenhum outro meio pode oferecer, bem como: paixão, perseverança, garra, fé, determinação, superação, emoção, comprometimento, respeito, entre outros.

Poderemos citar mais dezenas de exemplos, porém se essas ferramentas forem utilizadas de forma incorreta, ao invés de educar podem comprometer o desenvolvimento da criança.

Um profissional não capacitado ou mal capacitado e pais frustrados no esporte são os principais motivos que podem levar uma criança ou jovem, que poderiam vir a ser excelentes atletas ou mesmo grandes profissionais, a não se tornarem bons cidadãos.

Observamos a cada dia que filhos de jogadores, ex- atletas e técnicos do futsal estão seguindo os passos dos pais. O craque Falcão e seu filho Enzo atuam no Santos. Bruno, filho do auxiliar técnico da seleção brasileira, Vander Iacovino, joga no Corinthians.

Percebemos também que esses jovens normalmente se destacam em seus clubes ou escolinhas por seus próprios méritos e não por serem filhos de "fulano ou sicrano". E vou além: esses profissionais, por estarem trabalhando, nem sempre podem acompanhar seus filhos aos treinamentos ou mesmo aos jogos, ficando normalmente a cargo da mãe, avós, tios.

Podemos usar como exemplo o técnico da equipe principal do São José Futsal, Ivan Gomes. Ex-goleiro, ele atuou em grandes equipes do salonismo. Hoje, coordena o Centro de Treinamento do Goleiro Tiago. Sua maior "riqueza" é o Mateus, que atua também como goleiro na categoria sub-11 da Sociedade Esportiva Palmeiras.

"Fico muito orgulhoso de ver meu filho fazer o que eu fiz, porém nunca influencie em nada. Na escolinha do colégio, um professor observou a facilidade que ele tinha para atuar no gol. Chamou minha esposa e falou se poderia encaminhá-lo para um clube”, conta Ivan.

Foi então que Mateus começou sua carreira. Dentinho, o professor do colégio, na época era o então técnico do Círculo Militar. Ele encaminhou Matheus ao Águias de Nova Gerti, clube em ele disputou o estadual na categoria Mamadeira e conseguiu chegar em sua primeira final contra o Corinthians, ficando com o vice-campeonato.

Matheus foi para o sub-9 da ADC Mercedes Benz onde continuou se destacando. Recebeu convites pra atuar em outras equipes, entre elas o Palmeiras onde ele está desde 2010.

"Eu gosto muito de ser goleiro, mais fico bravo quando a bola não vai no gol! É mais legal quando o jogo é difícil e eu tenho que fazer várias defesas, principalmente quando eu pego bola difícil. Meu pai não fica me cobrando nada, as vezes eu que tenho que ficar perguntando pra ele o que eu fiz de errado”, conta o atleta.

“No Palmeiras nós temos o Patrick (Treinador de goleiros), mais nas outras equipes que não tinha treinador, eu pedia ao meu pai para ficar atrás do gol. Ele sempre me apoiava, errando ou acertando, e eu me sentia mais seguro quando ele estava lá", completa Mateus.

Ivan diz que a cobrança que faz ao filho é em relação aos estudos. “Deixo ele bem a vontade para praticar outros esportes, inclusive ele faz jiu jitsu também. Ele é criança e está na fase de experimentar todas as modalidades que ele quiser e que eu possa proporcionar, pois ser atleta de alto rendimento não é para todos. Vejo muito isso no futsal, um garoto pode ser excepcional nas menores, mais quando chega ao principal não tem o mesmo desempenho. Fora aqueles garotos que ainda vão aparecer pelo caminho”, diz.

Nós, como pais e profissionais do esporte, principalmente os profissionais da base, devemos nos preocupar em formar cidadãos de bem. E é isso que quero passar para o meu filho, que ele seja responsável, esforçado, determinado e principalmente tenha humildade, pois pra mim essas são as principais características de um verdadeiro homem", conclui Ivan.

O técnico Ivan Gomes com o filho Mateus (Foto: Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário